Muito além da modinha – confesso que eu até me irrito com tanta gratidão nas redes sociais – eu acredito de verdade que ser grata muda minha vida para melhor.
Eu sou grata a muita coisa, das mais simples, como ter teto, cobertor e comida na mesa, até, lógico, as pessoas maravilhosas que cruzam meu caminho e as mais complexas aventuras que vivo nesse plano terreno.
Todos os dias eu me lembro de ser grata, sem falsa hipocrisia. Quando me deito de noite e sinto o macio do lençol, que nem é de 600 fios, eu fico feliz, por mais banal que seja. E cultivo isso em mim, no fim das contas, porque me faz bem.
Tenho certeza de que a pandemia intensificou esse sentimento. Já era grata, mas o medo iminente da morte faz a gente rever muita coisa e mudar. Claro que tem gente que não muda nada e tem quem piore, eu… busco melhorar sempre e hoje sou mais grata do que em 2019.
E me pergunto: será que gratidão é um hábito ou é inerente ao ser humano? Não sei, não me lembro exatamente de quando comecei a ser grata ou a pensar nisso, na adolescência com certeza não foi. Já adulta? Na faculdade? Quando consegui meu primeiro estágio no Centro Cultural de SP, sendo a única estudante selecionada pela Secretaria Municipal de Cultura entre outras 57 pessoas? Não lembro! Me lembro da felicidade que senti, mas não exatamente da gratidão.
De qualquer modo, se não for natural das pessoas, que seja algo a aprender, porque não (?). Com certeza aprender a ser grato só vai trazer coisas boas, no mínimo um coração mais em paz. Mal não vai fazer.
Que a gente possa perceber nossos privilégios, desde os mais simples, como um lençol macio, e que possamos ser gratos de verdade, mesmo em meio a todos os problemas, pois creio que vivemos essa experiência na Terra para evoluir. Então que seja assim, o que não cura, ensina. Namastê!
Diga o quanto é grato. Agradeça a Deus, ao seu santo de devoção, ao seu orixá, ao Universo. E, principalmente, diga se for grato a alguém. Isso pode mudar o dia dessa pessoa, acredite!
Hoje eu recebei uma boa notícia no trabalho e fiquei tão grata, que me sentei para escrever (coisa que não acontecia há um bom tempo). Estou extremamente grata neste exato instante, aos meus chefes, aos colegas de trabalho, aos amigos, familiares e a tudo o mais que me permite ter saúde, trabalhar e estar aqui escrevendo esse texto.
A gratidão é inspiradora!
Experimente.
Escrito por:
ANDREA BUCCI
Diretora de Criação e redatora na Área Comunicação. Apaixonada pelas letras, escreveu um livro de poesias e um livro de minicontos. Nos seus mais de 20 anos trabalhando com publicidade, ganhou prêmios como: Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, Prêmio ShowUp – Meio&Mensagem, Prêmio Voto Popular da Revista About, Fest Video APP, entre outros.
13 Pensamentos “SOBRE SER GRATA”
Célia
Adorei, Andrea. Gratidão por esse delicioso texto.
Andréa
Obrigada por ler amiga!
Marilene Rodrigues
Maravilha ! Gratidão, sempre……
Andréa
sempre sempre, obrigada bi!
Vânia Bucci
Sou grata pela família que tenho, grata por vc Andrea Bucci, fazer parte desta família, 💋
andrea
ahhh que lindo prima! Tb sou grata por vc na minha vida. bj te amo
Crisaidi Bento Sodré
Adorei! Mesmo que sozinha, costumo agradecer pessoas, coisas, natureza, água… mas, quem dá valor a tudo isso? será que as palavas de Epicuro explicam? “feliicidade é a completa ausência de dor.”
andrea
Obrigada por ler Crisaidi! Ser grato é muito bom.
Maria Aparecida Godoi
Façoa das suas, as minhas palavras, gratidão….. simples e nos tras paz na alma…. gratidão por ter recebido seu belo texto. bjus
andrea
eu que agradeço e fico muito feliz por ter lido!
Andréa
sempre sempre, obrigada bi!
Frank
Thhis bloig was… how ddo you say it? Relevant!!
Finally I havee found something whjch helped me. Thanks a lot!
Mindy
Goood article. Idefinitely appreciate this site.
Continue thee good work!