SOBRE A SIGNIFICÂNCIA DE ENCERRAR CICLOS E ABRAÇAR O NOVO

SOBRE A SIGNIFICÂNCIA DE ENCERRAR CICLOS E ABRAÇAR O NOVO

 

À medida que nos aproximamos do limiar de um novo ano, é normal começarmos a refletir sobre a jornada que percorremos até o momento. Cada ano é um capítulo, e cada capítulo traz consigo experiências, desafios e aprendizados únicos. É como se a vida nos presenteasse com páginas em branco, prontas para serem preenchidas com novas histórias. 

Belas palavras, tenho certeza de que você já leu isso muitas vezes.  

Mas, a importância de encerrar ciclos vai além do simbolismo. 

Segundo especialistas em psicologia e desenvolvimento pessoal, a capacidade de deixar o passado para trás é crucial para o bem-estar emocional e a saúde mental. O psicólogo James Pennebaker, por exemplo, destaca que escrever sobre eventos passados pode ter efeitos terapêuticos, que auxiliam na compreensão e aceitação (eu, como redatora e poeta, sei bem disso). 

Encerrar ciclos não é apenas um ato de desapego, mas uma necessidade evolutiva.  

E não tem como ser de outro jeito: precisamos continuar com o que está dando certo, encerrar alguns ciclos, fazer diferente e seguir acreditando que tudo pode ser melhor. 

A neurocientista e autora Judy Willis destaca que a plasticidade cerebral permite que aprendamos com nossas experiências, nos adaptando e crescendo. Ao refletirmos sobre nossas jornadas, fortalecemos não apenas nosso entendimento emocional, mas também a capacidade de tomar decisões. 

Ao prepararmos o terreno para o novo ano é essencial, obviamente, considerar tudo o que aprendemos anteriormente e, principalmente, ter confiança nas escolhas que faremos para o ano que se inicia. 

Ser feliz com suas escolhas, mesmo que elas tragam desafios e dificuldades (porque não existe uma vida sem isso), é sempre uma ótima dica! 

Em um mundo tão dinâmico, finalizar ciclos não é apenas inevitável, mas também desejável. Afinal, a única maneira do futuro fazer sentido é ver a vida presente como uma dança, uma dança para a qual você treinou durante todo esse tempo. 

Sou otimista e acredito que a chave para encerrar os ciclos da vida está em abraçar as mudanças com coragem e alegria. Afinal, somos os autores da nossa própria história, e cada página virada é uma nova oportunidade, uma nova chance de nos reinventarmos, de descobrirmos novas paixões e vivermos mais intensamente. 

Feliz ciclo novo! 

 

Escrito por:
ANDREA BUCCI
Diretora de Criação e redatora na Área Comunicação. Apaixonada pelas letras, escreveu um livro de poesias e um livro de minicontos. Nos seus mais de 20 anos trabalhando com publicidade, ganhou prêmios como: Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, Prêmio ShowUp – Meio&Mensagem, Prêmio Voto Popular da Revista About, Fest Video APP, entre outros.

 

.
Nossos articulistas e redatores tem liberdade editorial. Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Área Comunicação.
COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
MINUTO LEITURA

Área de Convidados Para tornar o nosso blog ainda mais interessante e democrático, criamos a área Convidados, com textos de amigos, colaboradores e de quem quiser participar. Se acrescenta, é sempre bem-vindo!

4 Pensamentos “SOBRE A SIGNIFICÂNCIA DE ENCERRAR CICLOS E ABRAÇAR O NOVO”

  • Célia
    dezembro 18, 2023

    Sim somos hoje a soma de tudo o que vivemos ontem e muitas possibilidades no vir a ser.

    Responder
  • Célia
    dezembro 18, 2023

    Sim, somos hoje a soma de tudo o que vivemos ontem e muitas possibilidades no vir a ser.

    Responder
  • Keenan
    dezembro 19, 2023

    What’s up colleagues, nice paragraph and good arguments commented at this place, I am really enjoying by
    these.

    Responder
  • Rejiani aguiar pizarro
    dezembro 21, 2023

    Vc le pensamentos!!!? Suas palavras vieram na hora certa, e muito gostoso a leveza com a qual vc coloca as palavras.
    Te admiro de mais e tenho muito carinho por vc e otimas LEMBRANÇAS da nossa INFÂNCIA.
    Bjs no CORAÇÃO

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *