Na Área, há 18 anos

No começo dos anos 90, dois moleques recém saídos da faculdade e um redator experiente foram tomar umas e comer esfihas. O lugar não era lá muito bonito e o chopp apenas razoável, mas, o resultado foi bom, muito bom.

Começava ali, naquela mesa de bar, há mais de 30 anos, a Área Comunicação, que hoje comemora 18 anos. Mas como assim? 18 ou 30? Calma, vou explicar. Naquele ano começamos um projeto e ele se chamava “Área de Propaganda”. Não era bem a Área que conhecemos hoje, durou pouco tempo e nem foi registrada, mas ali já estava a semente do que iríamos fazer depois.

Dentro de uma quitinete no bairro da Saúde, São Paulo, os três mosqueteiros duros se juntaram e começaram a prospectar clientes. O começo era bem “romântico”, já que os layouts ainda eram feitos na base do guache, do nanquim e de boa vontade, pois o primeiro computador só veio um ano depois. Nem carro a gente tinha, quando íamos no cliente, era de ônibus (e descíamos um pouco antes para não ficar feio).

Foi um tempo bacana, um começo divertido, mas complicado. Aos poucos os clientes começaram a entrar, porém, a grana mal dava para pagar as contas. Essa primeira fase durou quase dois anos, foi quando um dos sócios saiu e ficamos só eu e o meu colega de faculdade. Resolvemos então mudar o nome da agência e a primeira versão da Área acabou ali.

10 anos depois a Área voltou. Agora sozinho, resgatei o nome que adorava e fiz uma marca nova pra ela. Mas o foco mudou e começamos a trabalhar só com comunicação de interesse público. Então, nascia no inverno de 2004 a “Area Comunicação Pública”. Quatro anos depois entrou o Emilio, meu sócio atual, e as coisas que já estavam indo bem, começaram a voar.

Trabalhar com comunicação pública é diferente e desafiador, pois nem sempre o “produto” é tão bom como deveria ser, mas encontramos aqui uma forma de levar informação e fazer uma publicidade criativa que ajuda pessoas, melhora a vida de uma comunidade e assim, transforma a comunicação em um instrumento de mudança social.

Com site novo, sedes novas em São Paulo e Atibaia e time reforçado, crescemos em meio a crise e entramos em uma nova fase. Ficou claro para nós que hoje a mudança virou regra e é preciso se atualizar sempre para entender melhor o que as pessoas querem e precisam, buscando novas formas de comunicação para conversar com elas.

Olhar pra trás dá um orgulho danado. Quanta gente boa já passou por aqui, quantas histórias foram escritas e quanto trabalho incrível a gente entregou nesses 18 anos. Estamos agora prontos para criar e produzir comunicação para um novo tempo, um novo mundo. Mundo esse que pede urgência em nossas atitudes, que precisa que sejamos mais solidários, atentos e comprometidos com o bem e com a melhora desse planeta.

Aqui na Área prometemos não só continuar a fazer um trabalho criativo, responsável e antenado, mas também transformar cada job em um desafio para um mundo melhor. Vamos juntos?

Bora lá.

 

Escrito por: J.R. Pereira
Sócio da Área Comunicação, publicitário, diretor de arte e “rabiscador de textos” nas horas vagas.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO:
MINUTO LEITURA

Área de Convidados Para tornar o nosso blog ainda mais interessante e democrático, criamos a área Convidados, com textos de amigos, colaboradores e de quem quiser participar. Se acrescenta, é sempre bem-vindo!

2 Pensamentos “Na Área, há 18 anos”

  • Carol
    julho 26, 2022

    Muito legal saber e ter vivido um pouco dessa história junto contigo jr (e pai) e junto com a área. Tenho muito orgulho de você, do emílio e de todos os areanos. parabéns!!
    Vou lá tomar um chop com esfirras, quem sabe surge uma boa ideia aqui também! rsrs

    beijão,
    carol.

    Responder
    • Jr
      julho 28, 2022

      Obrigado querida filha. Vc faz parte dessa linda hiStoria.
      Amo vc.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.