Andrea Bucci

MELHOR PRODUTIVIDADE EM TEMPOS DE HOME OFFICE

É o que temos, já sabemos.

Serão duas ou mais (??) semanas pela frente que ainda teremos para enfrentar esta quarentena que mudou o mundo e o cotidiano de todos nós. Alguns trabalhadores, profissionais de saúde, segurança, transportes entre outros, ainda precisam sair de casa, mas muitas empresas fecharam suas portas, por enquanto, e seus funcionários e colaboradores foram obrigados a trabalhar em casa.

Um grande desafio e uma mudança e tanto na rotina de muita gente.

Alguns já estavam acostumados a trabalhar home office. Mas agora, somos muitos e, uns talvez, estejam bastante desesperados.

Trabalhar em casa e organizar: rotina, trabalho, limpeza, filhos, refeições… não é tarefa fácil.

Mas algumas dicas podem ajudar muito e transformar completamente seu home office.

1 – Defina um horário para começar a trabalhar. O ideal é que seja o mesmo todos os dias da semana e não caia na tentação de ficar de pijama. Coloque uma roupa confortável, dê um jeito no cabelo e anime-se. Caso você tenha um call neste dia, vale se arrumar melhor: homens podem colocar aquela bela camisa  e mulheres até passarem um batom.

2 –  Se você trabalha com mais pessoas, é importante estipular um horário fixo. Desse modo, todos saberão quando podem marcar uma reunião com você ou te procurar quando precisarem de uma resposta ou ajuda. Isso é fundamental para o bom trabalho em equipe.

3 – Tenha um espaço para o trabalho, se puder ser um cômodo exclusivo para isso como um escritório, melhor ainda. O importante é que  esse espaço seja longe do sofá e da cama e que você o mantenha organizado.

4 – Decoração e harmonia. Faça como se estivesse em seu escritório e decore o espaço de trabalho, pode ser um objeto que você gosta muito, algo que te inspire, qualquer coisa! Isso torna o dia mais leve, inspirador e produtivo. E não esqueça da música de fundo. Escolha uma playlist relaxante, ou levemente empolgante conforme seu gosto e bom proveito.

5 – Tire ou silencie as notificações do celular. Claro que é praticamente impossível ficar longe do smartphone, mas ao menos você pode evitar as conversas dos grupos de WhatssApp, entre outros, impedindo situações que possam te interromper e atrapalhar sua produtividade.

6 – Imponha regras para os demais moradores da casa e evite distrações. Se você tem filhos pequenos, converse com seu companheiro ou companheira e estabeleça horários de revezamento com as crianças. 

7 – Faça uma lista de tarefas, se possível com horários, e cumpra à risca. Isso ajuda você a ter foco e responsabilidade, sendo mais produtivo no cumprimento das tarefas e evitando que você ultrapasse a sua carga horária diária.

E caso, trabalhe em equipe, uma dica interessante é marcar Dailys (todos os dias, por isso o nome) – uma reunião curta para combinar todas as entregas e desafios do dia.

8 – Reunião por call. Muitos e-mails ou mensagens de WhatssApp para resolver um assunto mais complexo, tirar dúvidas ou colocar seu ponto de vista, às vezes pode complicar. Nestes casos, peça um call por vídeo com o grupo. Em 10 minutinhos, ou até menos, tudo pode estar resolvido. Hoje existem muitos aplicativos e programas gratuitos e muito simples de usar.

9 – Faça pausas. A flexibilidade de estar em casa pode fazer com que você trabalhe muito mais. Por isso é importante parar para almoçar, cumprindo pelo menos o horário de 1 hora, bem como fazer uma ou duas pausas para o café e um papo rápido on-line com os colegas. Assim, você se sente menos só e ainda relaxa o corpo e a mente.

10 – Defina um horário para terminar o trabalho e desligue de tudo. Amanhã é outro dia.

E, como sempre deve ser, pense no lado bom!

Você está economizando gasolina, evitando transportes lotados, se alimentando melhor, aprendendo a gerenciar o seu tempo e ficando mais perto dos que ama. De quebra, o mundo está retribuindo com o ar mais puro, o céu mais limpo e os dias mais belos, por isso, vá até a varanda ou a janela e agradeça.

2 thoughts on “MELHOR PRODUTIVIDADE EM TEMPOS DE HOME OFFICE”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *